“Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.” Colossenses 3.17
Na quarta quinta-feira do mês de novembro (dia 23), comemora-se o Dia Nacional de Ações de Graças.
Na Europa, há séculos já existiam celebrações semelhantes ao Dia de Ação de Graças para agradecer pelas colheitas.
Nos EUA, a história começou com os Puritanos e índios no século 17. A primeira celebração do Dia de Ação de Graças aconteceu em 1621 e foi feita pelos peregrinos ingleses no estado de Massachusetts. A comemoração foi feita junto com os índios da tribo Wampanoag, que levaram presentes e comida para a festa.
Com o tempo, a tradição foi se modificando e a data passou a servir para agradecer também por outras coisas além da colheita. Em 1789, o presidente George Washington finalmente proclamou o Dia de Ação de Graças um feriado nacional. Aos poucos, os estados norte-americanos adotaram o feriado, mas nem sempre no mesmo dia. Até que, em 1863, o presidente Abraham Lincoln proclamou a última quinta-feira de novembro (posteriormente alterado para a quarta quinta-feira) o dia oficial para celebrar o “Thanksgiving”.
No Brasil, durante o governo do presidente Eurico Gaspar Dutra, o Congresso Nacional aprovou uma lei criando o Dia Nacional de Ação de Graças. Em 1966, o Marechal Humberto Castelo Branco mudou a data para a quarta quinta-feira do mês de novembro, para coincidir com a celebração no resto do mundo.
Nós temos procurado observar o mês de novembro como o mês da gratidão. Esse ano não será diferente, e já temos algumas ações programadas, mas, acima de tudo, queremos crescer nesta disciplina espiritual da gratidão – tão importante e tão negligenciada ao mesmo tempo.
A murmuração, a crítica, a reclamação e a insatisfação tem sido a tônica dos dias atuais. Nunca estamos contentes e, por isso, não encontramos motivos para agradecer. Com isso, nosso coração vai se tornando cada vez mais fechado para uma experiência real de DAR GRAÇAS ao nosso Senhor.
Queremos propor alguns desafios a você:
1º) EVITE a qualquer custo, reclamar de coisas e de pessoas. Pense em UM MÊS SEM RECLAMAÇÃO.
2º) AGRADEÇA a pessoas que abençoam sua vida de alguma forma com pequenas atitudes (palavras, presentes, retribuições) que expressem sua gratidão.
3º) PARTICIPE do culto de Ação de Graças no dia 23 (4ª quinta-feira).
4º) ADQUIRA o convite para participar do culto que teremos após o Culto do dia 23 (R$15,00/pessoa).
5º) ADOTE UM PM. Esse é um projeto para expressarmos nossa gratidão à esse grupo tão importante de homens e mulheres que trabalham em nosso favor.
O grande desafio que temos é o de sermos sempre gratos a Deus por tudo o que Ele nos tem dado e feito. Aproveite o Culto das Primícias para trazer à memória tantos benefícios que você já recebeu do Senhor.
Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1 Tessalonicenses 5.18
REV. JÔNATAS