Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

1 Coríntios 6.20

Muito se tem falado a respeito de malhação com o propósito de se possuir um corpo bonito, no entanto, pouco tem se falado a respeito do valor que deve ser dado ao corpo como algo agradável a Deus, uma das formas como podemos adorar ao Senhor.

Somos as primícias da criação de Deus. Todas as demais criaturas foram feitas pela ordem verbal de Deus. Na criação do ser humano, Deus teve o “trabalho” de moldar e soprar do seu próprio fôlego de vida (Gênesis 1 e 2 e Salmo 139).

              Precisamos cuidar bem do corpo que Deus nos deu a fim de glorifica-lo. Devemos fazer isso principalmente porque Paulo nos lembra:

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo. 1 Coríntios 6.19,20

Alguns anos atrás a revista Veja especial sobre SAÚDE trouxe muitas informações relevantes sobre o cuidado para com o corpo.

Cada hora dedicada à atividade física rende duas horas a mais de vida.

O sedentarismo está relacionado a 37% das mortes por câncer, a 54% dos óbitos por doenças cardiovasculares e a 50% dos derrames fatais.

Com caminhadas diárias de 3 quilômetros em meia hora é possível reduzir em até 40% a incidência de várias doenças crônicas.

O cérebro estimulado com leitura, resolução de problemas matemáticos ou com tarefas como palavras cruzadas, pode evitar que uma pessoa sofra de problemas típicos do envelhecimento.

Ter alegria de viver é um bom caminho para envelhecer bem. Aquelas pessoas com uma visão mais otimista da velhice tendem a viver, em média, sete anos e meio a mais que os pessimistas.

Pessoas saudáveis passam um terço de sua existência dormindo, e são cada vez mais claras as evidências de que o sono noturno não serve apenas para repor as energias gastas durante o dia. Ele mantém fortes as defesas do organismo, protege o cérebro e, de quebra, ainda remoça.

Minha intenção não é fazer propaganda da revista Veja, nem do culto ao corpo, mas valorizar algo tão especial dado por Deus a cada um de nós. Desejo, de coração, que você tenha uma saúde melhor.

Tenha mais consciência da importância de cuidar do seu corpo como atitude de adoração. Comece a fazer exercícios (há muitas atividades físicas que não dependem de dinheiro, mas só de vontade), procure dormir o necessário, tenha o descanso como algo importante, alimente-se bem (qualidade e quantidade). Cuide bem do “templo do Espírito Santo” que está sob seu cuidado.

E não se esqueça de exercitar a mente. Leia bastante (Bíblia, livros, jornais, revistas), faça palavras cruzadas, divirta-se com jogos que exigem raciocínio.

Mais importante de tudo. Jamais esqueça que a sua vida é o maior patrimônio que Deus te concedeu e a enriquecemos ao andarmos com Jesus. Cuidar da vida espiritual com Jesus garante a vida eterna.

Com amor pastoral

Rev. Jônatas